Outubro: Mês das Bibliotecas Escolares

"Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.

Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.

Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.

As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio." in Portal RBE http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html

Durante todo o mês serão muitas as atividades a desenvolver de forma a permitir um grande envolvimento de toda a comunidade escolar na reflexão sobre a importância das bibliotecas.

1. Os nossos textos - Solicitamos a toda a comunidade escolar a elaboração de textos alusivos à Biblioteca. No final faremos um Dossier para consulta livre na biblioteca.

desafio MIBE 2012.pdf (326,5 kB)

 

Já estão a chegar os textos...

 

2. Exposição de Cartazes - Os alunos do 8º ano, em EV,  estão a fazer cartazes alusivos ao mote dado: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro. Quando estiverem prontos faremos uma exposição na biblioteca e depois haverá um sistema de votação para se selecionarem os 3 melhores.

 

 

 

 

3. Mural: Eu gosto da minha biblioteca porque... - Os alunos são convidados a deixarem no mural a sua opinião sobre a biblioteca André Soares.

 

Como já está o nosso mural ...

 

4. As melhores opiniões...